Reunião de Formação
22/01/2013
Convênio/Parceria – São
Paulo Faz Escola
Cidades Participantes:
Ituverava, Miguelópolis, Guará
Local: Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.
Equipe Responsável: Núcleo
Pedagógico/Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra
Palavras
da Dirigente – Profa Reni Gomes Mazarão
Ressaltando a importância da presença
de todos no contexto do Programa “São Paulo Faz Escola” diante dos compromissos
firmados – “Trabalho de qualidade da Equipe Gestora no âmbito do currículo
proposto.
Geografia
– PCNP João Luiz Piloto
Apresenta à equipe do Núcleo
Pedagógico e pede que cada um dos participantes se apresente também. Logo após
promove a leitura e reflexões sobre o texto “Histórias de um mágico e sua
cartola”, de coautoria, permitindo que cada um repense o “fazer pedagógico da
necessidade constante de inovações o campo do processo ensino-aprendizagem.
Língua
Portuguesa – PCNP Cidinha
Faz abordagens sobre “A Lógica do
Currículo”, enfatizando a finalidade, o foco, o trabalho e os resultados diante
do “real”, do “possível” e do “necessário”, no contexto de situações de
aprendizagem direcionados por competências e habilidades pelos caminhos da
excelência.
Ciências
e Biologia - PCNP Liliane
Fala sobre os Princípios Norteadores
do Currículo salientando a importância dos conhecimentos prévios para a
construção do cognitivismo científico. O currículo possui forma de espiral onde
o professor é o mediador do processo ensino aprendizagem.
João Luiz – Retomada do texto “História de um mágico e sua
cartola” para maior envolvimento dos professores coordenadores. De dentro da
cartola, de forma, de forma dinâmica e reflexiva os professores foram
“retirando” situações de aprendizagem que aos poucos iam sendo detalhadas pelos
PCNPs, objetivando a construção de competências e habilidades.
História– PCNP Vera
A partir de um simples “copinho
descartável” a história se encarrega do registro dos fatos no processo de
evolução cultural da humanidade.
Arte
– PCNP Nilza
Arte e artesanato na compreensão da
realidade... O conhecimento no âmbito das diferentes manifestações artísticas
com enfoque na dança.
Educação
Física - PCNP Danilo
A saúde do corpo muito além das
práticas esportivas. O cuidado e os riscos com o uso de anabolizantes.
Matemática
– PCNP Daniela
A análise de figuras para o entendimento
do conceito de simetria na compreensão da realidade, partindo-se do concreto
para perceber as transformações (simetria) no plano cartesiano.
Inglês
– PCNP Graziela
A leitura em Inglês a partir do
vocabulário mais comum do cotidiano para depois partir para a compreensão do
texto na totalidade e complexidade.
Língua
Portuguesa – PCNP Orjana
Publicidade e propaganda-formas de
ler e compreender a realidade pelo significado das palavras.
Geografia-
PCNP João Luiz
Tomando como referência o conceito de Paisagem, o professor
fez explanações sobre as competências e habilidades no âmbito do referido
conceito.
Ciências
– PCNP Liliane
Enfoque na importância do uso do caderno do professor e do
aluno diante das situações de aprendizagem pela necessidade de construção de
competências e habilidades pelos caminhos de excelência.
O coordenador/formador
– como um dos agentes de transformação
A
Diretora do Núcleo Pedagógico – Profa Ivone fez a apresentação das funções do
P.C.s. como pilares estruturais da atual política da melhoria de qualidade de
ensino do programa São Paulo faz Escola. A busca constante de construção de
conhecimentos, no âmbito do prazer de ser, conhecer e conviver, num mundo que a
cada dia exige mais competências e habilidades é o desafio de todos.
PCNP – Língua Portuguesa – Ciclo I – Adalgisa
PCNP – Viviane - Ciclo I – Viviane
Apresentação
do Programa Ler e Escrever no âmbito da alfabetização, letramento e
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. O programa parte da sondagem e
diagnose da clientela priorizando o levantamento de hipóteses e leitura
compartilhada, no contexto de situações concretas do cotidiano, juntamente com
o uso de recursos tecnológicos, gradativamente.