quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

29/01/2013 - O.T. "ORIENTAÇÕES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO 2013"

-Leitura e Reflexão - Texto "História de um Mágico e sua Cartola"
-Breve análise da Função do Professor Coordenador Pedagógico
-Orientações para o início do ano letivo 2013:
1- Apresentação do Trabalho da PC da E.E. Graziela Malheiro Fortes
2- Leitura e discussão do Documento "Orientações para os primeiros dias de aula"
Dinâmica: Grupos formados conforme senhas entregues na recepção para leitura e reflexão das sugestões do documento, seguida da socialização do trabalho dos grupos.
-Orientações para o Planejamento Escolar 2013.
1-Apresentação do Documento "Orientações para o Planejamento Escolar 2013"
  • Planejamento na escola - páginas de 09 a 50 e de 94 a 192
  • Planejamento na Diretoria - páginas 51 a 93
Equipe do Núcleo Pedagógico
Diretoria de São Joaquim da Barra
Bom trabalho a todos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Reunião de Formação 22/01/2013-Convênio/Parceria São Paulo Faz Escola


Reunião de Formação 22/01/2013

Convênio/Parceria – São Paulo Faz Escola

Cidades Participantes: Ituverava, Miguelópolis, Guará

Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.

Equipe Responsável: Núcleo Pedagógico/Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra

Palavras da Dirigente – Profa Reni Gomes Mazarão
            Ressaltando a importância da presença de todos no contexto do Programa “São Paulo Faz Escola” diante dos compromissos firmados – “Trabalho de qualidade da Equipe Gestora no âmbito do currículo proposto.

 
 
Geografia – PCNP João Luiz Piloto
Apresenta à equipe do Núcleo Pedagógico e pede que cada um dos participantes se apresente também. Logo após promove a leitura e reflexões sobre o texto “Histórias de um mágico e sua cartola”, de coautoria, permitindo que cada um repense o “fazer pedagógico da necessidade constante de inovações o campo do processo ensino-aprendizagem.

 

Língua Portuguesa – PCNP Cidinha
Faz abordagens sobre “A Lógica do Currículo”, enfatizando a finalidade, o foco, o trabalho e os resultados diante do “real”, do “possível” e do “necessário”, no contexto de situações de aprendizagem direcionados por competências e habilidades pelos caminhos da excelência. 


Ciências e Biologia - PCNP Liliane
Fala sobre os Princípios Norteadores do Currículo salientando a importância dos conhecimentos prévios para a construção do cognitivismo científico. O currículo possui forma de espiral onde o professor é o mediador do processo ensino aprendizagem.

João Luiz – Retomada do texto “História de um mágico e sua cartola” para maior envolvimento dos professores coordenadores. De dentro da cartola, de forma, de forma dinâmica e reflexiva os professores foram “retirando” situações de aprendizagem que aos poucos iam sendo detalhadas pelos PCNPs, objetivando a construção de competências e habilidades.
 

História– PCNP Vera

A partir de um simples “copinho descartável” a história se encarrega do registro dos fatos no processo de evolução cultural da humanidade.


Arte – PCNP Nilza

Arte e artesanato na compreensão da realidade... O conhecimento no âmbito das diferentes manifestações artísticas com enfoque na dança.

 

Educação Física - PCNP Danilo

A saúde do corpo muito além das práticas esportivas. O cuidado e os riscos com o uso de anabolizantes.


Matemática – PCNP Daniela

A análise de figuras para o entendimento do conceito de simetria na compreensão da realidade, partindo-se do concreto para perceber as transformações (simetria) no plano cartesiano.


Inglês – PCNP Graziela

A leitura em Inglês a partir do vocabulário mais comum do cotidiano para depois partir para a compreensão do texto na totalidade e complexidade.


Língua Portuguesa – PCNP Orjana

Publicidade e propaganda-formas de ler e compreender a realidade pelo significado das palavras.


Geografia- PCNP João Luiz

Tomando como referência o conceito de Paisagem, o professor fez explanações sobre as competências e habilidades no âmbito do referido conceito.


Ciências – PCNP Liliane

Enfoque na importância do uso do caderno do professor e do aluno diante das situações de aprendizagem pela necessidade de construção de competências e habilidades pelos caminhos de excelência.

O coordenador/formador – como um dos agentes de transformação


A Diretora do Núcleo Pedagógico – Profa Ivone fez a apresentação das funções do P.C.s. como pilares estruturais da atual política da melhoria de qualidade de ensino do programa São Paulo faz Escola. A busca constante de construção de conhecimentos, no âmbito do prazer de ser, conhecer e conviver, num mundo que a cada dia exige mais competências e habilidades é o desafio de todos.



PCNP – Língua Portuguesa – Ciclo I – Adalgisa

PCNP – Viviane  - Ciclo I – Viviane

Apresentação do Programa Ler e Escrever no âmbito da alfabetização, letramento e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. O programa parte da sondagem e diagnose da clientela priorizando o levantamento de hipóteses e leitura compartilhada, no contexto de situações concretas do cotidiano, juntamente com o uso de recursos tecnológicos, gradativamente.