quinta-feira, 28 de março de 2013

PLANEJAMENTO 28 DE FEVEREIRO DE 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013

No dia 28 de fevereiro, os professores da Rede Estadual/Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra estiveram envolvidos num encontro, no âmbito das ações de planejamento escolar 2013, com os PCNP’s do Núcleo Pedagógico em diferentes áreas e disciplinas – Ciclo I do Ensino Fundamental, Educação Especial, Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências, Biologia, Química, Física, Arte e Educação Física. Ao todo foram 510 professores que com entusiasmo e otimismo, no âmbito do Currículo Oficial/Programa “São Paulo faz Escola”, receberam orientações para inovar e diversificar ainda mais a prática docente, visando fazer das “situações de aprendizagem”, caminhos para melhor compreender e transformar a realidade.

PLANEJAMENTO 2013 - GEOGRAFIA – PCNP JOÃO LUIZ PILOTO

Num primeiro momento as reflexões propostas passaram pela análise do texto “Geografia – Memórias Incômodas”, do livro Geografia – Pequena História Crítica de Antônio Carlos Robert de Moraes, para uma reflexão mais aprofundada sobre o verdadeiro papel da Geografia na compreensão da paisagem.
Em seguida, a partir do texto de Neidson Rodrigues “A escola necessária para o os tempos modernos” , os professores através de dinâmica de grupo, fizeram reflexões sobre vários aspectos: o educador necessário, o currículo necessário, a avaliação necessária, para poderem se situar um pouco mais nos objetivos do planejamento.
Depois, preocupados com o entendimento da paisagem, focando o espaço geográfico como objeto de estudo da Geografia, foram analisadas algumas situações envolvendo o próprio conceito de paisagem e suas dissecações para maior concreticidade do tema. Situações de aprendizagem no âmbito dos conteúdos, competências e habilidades específicas, no contexto da transversalidade, foram trabalhadas para elucidar a importância dos temas transversais na composição da paisagem diante da necessidade de maior humanização das atitudes dos seres humanos, visando maior criticidade no processo ensino-aprendizagem.

PLANEJAMENTO 2013 – CIÊNCIAS – PCNP LILIANE

Procurando despertar o olhar e a curiosidade dos professores, logo no início das atividades foram apresentados os materiais didáticos disponíveis para a aplicação de conteúdos e construção de competências e habilidades.
Na sequência foi apresentado aos professores dentro da temática de Ed. Ambiental proposta na IV Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente – “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com a proposta de mobilizar a todos para a realização de tal evento”
Assuntos como prevenção de DSTs e gravidez não planejada, corpo humano, ganharam enfoque na direção de um trabalho científico e social.  No caso das DSTs e gravidez não planejada, foram apresentados materiais sobre prevenção “kit educativo”, Semina, kit série de fascículos de adolescentes e jovens para educação entre pares. Quanto aos conteúdos referentes ao “Corpo Humano”, houve apresentação de vídeo para maior concreticidade dos estudos.
Também foram feitas outras sugestões de materiais de apoio didático o filme “Galtaca” para trabalhar “Genética” e divulgação do I Encontro de Cientistas Amadores, previsto para outubro de 2013.

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA – 2013 – PCNP VERA

Para discutirmos o planejamento escolar em História, tivemos como objetivo garantir ao professor momentos de reflexão sobre: o ato de planejar; para quê e para quem?
A partir deste princípio foi possível promover uma explanação conceitual sobre o planejamento, currículo e o currículo em ação. Exemplificamos com atividade prática do caderno professor/aluno, do segundo ano do Ensino Médio – terceira situação de aprendizagem: A Utopia, o Príncipe e  A Cocanha.
A discussão desta atividade possibilitou ao professor discutir textos verbais e não verbais, com a leitura das imagens de Pieter Bruegel – O Combate do Carnaval e da Quaresma – 1559; A Cocanha; bem como fragmento do texto de Franco Hilário Júnior “Cocanha: várias faces de uma utopia; fazendo um contrapondo com a música de Luiz Gonzaga “Liforme Instravagante”, a Utopia do sertão nordestino.
Outro aspecto relevante foi o trabalho em grupo desenvolvido pelos professores, os quais deveriam, a partir dos textos História e Memória (verbal e não verbal) construir um planejamento de aula, levando em consideração pontos essenciais como: objetivos, competências e a habilidades. Para colocar em prática o plano estabelecido, o professor deveria ainda, construir uma narrativa, de acordo com o texto selecionado, levando em consideração a sonoplastia, ruídos, falas, ritmo e encadeamento das imagens tentando desvendar seus propósitos.
O objetivo da construção da narrativa foi para que o professor percebesse as dificuldades as quais podem surgir em sala de aula, por alunos durante a execução da atividade, e a forma como ele, professor poderia fazer intervenções.
Houve colaboração para o exercício da atividade, e acreditamos que a diversidade textual oferecida para o professor poderá contribuir para ampliar um pouco mais no repertório de leitura e escrita do aluno.

PLANEJAMENTO 2013 – ARTE – PCNP NILZA

Num mundo marcado pela diversidade e pluralidade cultural, o objetivo foi desenvolver situações de aprendizagem propostas pelo currículo da SEE. A linguagem teatral foi o ponto de partida através de estudos de várias imagens fotográficas e obras de diferentes períodos da História da Arte. Após os estudos foi proposto aos professores que elaborassem uma narrativa usando os elementos do cenário pré-estabelecido para a apresentação dos personagens, criados pelos professores. A proposta foi a de levar elementos para a sala de aula com o objetivo de fazer do teatro uma expressão artística enfatizando a criatividade, a originalidade como competências e habilidades na construção de diferentes narrativas.


PLANEJAMENTO 2013 –MATEMÁTICA– PCNP DANIELA

Com a preocupação de subsidiar os professores nas mais variadas situações de aprendizagem, o planejamento procurou contemplar a diversidade de metodologias e recursos didáticos, visando sempre e cada vez mais o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
No início o vídeo Gladiador, permitiu algumas reflexões sobre os obstáculos e situações desafiadoras encontradas no dia a dia.
Em seguida foram salientados os seguintes assuntos – o Dia Nacional de Matemática, A Matemática no contexto da EJA, a OBMEP e entrega das menções honrosas.
Sobre a Avaliação da Aprendizagem em Processo foram discutidos os caminhos facilitadores para tal, com a participação do P.A. e a importância de uma aprendizagem significativa em sala de aula, sempre voltada para a compreensão da realidade.
Em relação a alguns conteúdos matemáticos a Geometria ganhou ênfase ao lado da relação da Matemática com as demais áreas do conhecimento, com a proposta de buscar enfatizar a importância do olhar e da visualização na construção de competências e habilidades matemáticas.
As reflexões, as atividades e os debates propostos pretenderam propiciar o modo de “ver” a imagem, além do olhar. Foram realizados trabalhos em grupo através da análise de imagens para o desenvolvimento das competências e habilidades, com trocas de experiências e socialização.

PLANEJAMENTO 2013 – LEM (INGLÊS E ESPANHOL) PCNP GRAZIELA

Num mundo cada vez mais refém do processo de globalização, o entendimento e domínio de uma segunda língua é um atributo essencial para a vida em sociedade.
À escola, no âmbito dessa proposta, compete ensinar os alunos a entenderem essa dinâmica a partir de atividades diversificadas e inovadoras.
Durante o planejamento os temas trabalhados foram Connecting Classroom – uma parceria da SEE/SP com o Conselho Britânico. O referido programa tem como objetivo ajudar crianças e jovens a se tornarem cidadãos globais responsáveis com habilidades para compreender e participar da economia global.
Foi apresentado aos professores, numa sequência didática com base nos ensinamentos de Dolz e Schnewly nas cenas do filme “O Espelho tem duas faces” com a proposta de proporcionar um momento de debate sobre o tema com a finalidade de subsidiar o aluno a dominar um gênero textual, permitindo-lhe escrever ou falar de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação.
Também foram divulgados aos professores os cursos de Inglês e Espanhol on-line para maior motivação dos alunos.

PLANEJAMENTO 2013 –EDUCAÇÃO FÍSICA– PCNP DANILO

O planejamento de Educação Física pautado no tema- As abordagens pedagógicas renovadoras na Educação Física Escolar e a autonomia: algumas reflexões, tratada na revista LOGOS nº 16, permitiu que os professores repensassem suas práticas pedagógicas em vários amplos.
Outros materiais foram apresentados para discussão e análise: prática pedagógica de professores de Educação Física- conteúdos e abordagens pedagógicas e a constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Esses textos também permitiram grandes reflexões no âmbito da prática pedagógica em Educação Física.
Além desses textos foram apresentados alguns vídeos também: Abordagens pedagógicas em Educação Física, parte 1 e 2; Mídia e Educação Física; República, Escola e Educação Física e Teoria e Prática em Educação Física, das seguintes fontes Youtube, de autores diversos – Labomídia.
Todos esses materiais , consequentes intervenções e debates, permitiram maior aproximação entre os professores e possibilidades de renovação das práticas pedagógicas.

PLANEJAMENTO 2013 –EDUCAÇÃO ESPECIAL – PCNP CLÁUDIA

O início das atividades de planejamento para a “Educação Especial” foi pautado no texto “A perfeição de Deus”, de autor desconhecido, para sensibilização dos professores participantes. Na sequência a leitura do texto “Competências e Habilidades: você saber lidar com isso?”, permitiu grandes reflexões no âmbito do processo ensino-aprendizagem, discutindo a necessidade de centrar tal processo no desenvolvimento de competências e habilidades e não apenas no conteúdo conceitual, implicando em mudanças consideráveis no interior da escola.
Foram passados aos professores conteúdos de determinadas Vídeos-Conferências – “Ensinar a produzir textos II” e “Ensinar a produzir textos III”, numa proposta de criar condições que favorecem a produção de textos pelo aluno e reescrita/produção de textos de autoria, focando a leitura, o reconto oral, a reescrita coletiva, o planejamento do texto com conteúdos temáticos (criação/ pesquisa/ investigação), a revisão das funções (processual, coletiva, individual), etc. Esses conteúdos terão prosseguimento nas ATPC’s.
Outros temas também foram apresentados como elementos facilitadores do trabalho do professor na construção de competências e habilidades, tais como: organizar a rotina de alfabetização, atividades de Leitura e Escrita, Atividades de Matemática, CD’s (Racionando e Tabuada 2), além de informações gerais sobre projetos e o papel da PCNP na área de Educação Especial.


PLANEJAMENTO 2013 – LÍNGUA PORTUGUESA PCNP APARECIDA VALENTIM
Iniciamos nossa O.T. de planejamento com a acolhida dos professores fazendo a leitura de poemas de Vinicius de Moraes para sensibilização dos professores, na sequência entregamos o regulamento do Concurso Cultural 2013 – Recriando Vinicius e Drummond: Aprendiz em Construção.
Orientamos sobre a importância de participarmos do referido concurso, bem como auxiliar e orientar os alunos que as escolas têm e conhecem seus talentos direcionando para as categorias que estão explicitadas no regulamento.
Apresentamos, analisamos e discutimos o material de apoio e orientação sobre as Avaliações Diagnóstica em Processo. Fizemos a análise de uma questão do 9º ano e também de uma questão do Ensino Médio, ressaltando a importância de observarmos qual habilidade e orientações temos para cada item/questão avaliada.
Fizemos um breve estudo das produções textuais-Receita e Artigo de Opinião, orientamos para que utilizem a grade de correção proposta no material de apoio – Avaliação da Aprendizagem em Processo – Produção Textual e sigam as orientações para elaborarem ações de recuperação da aprendizagem e reescrita do texto.
Comentamos a importância da parceria dos professores com o professor da Sala de Leitura para que possam desenvolver projetos utilizando o ambiente “Sala de Leitura” e contem com o apoio do professor designado.
Orientamos sobre o desenvolvimento de projetos no Programa PRODESC para que busquem orientações e subsídios com o professor coordenador da escola para diversificarem e inovarem a prática pedagógica.
Partilhamos a importância do Professor-Auxiliar de experiências exitosas, bem como a troca de ideias sobre como aproveitar mais e melhor as aulas quando temos um P.A. para nos auxiliar. Que estas aulas sejam planejadas, diferentemente, levando em consideração os resultados e análise da A.A.P.
Encerramos nossa O.T. com o sorteio de livros paradidáticos que recebemos ao longo do ano da editora CIA das Letras, cujo intuito foi o incentivar o gosto pela leitura por parte do professor.

PLANEJAMENTO 2013 – LÍNGUA PORTUGUESA – PCNP ORJANA

No planejamento de Língua Portuguesa, apresentamos nos momentos iniciais da O.T. um vídeo motivacional e uma dinâmica que retratam o papel do educador no mundo contemporâneo. Posteriormente, enfatizamos a resolução e a importância do P.A. (Professor Auxiliar), mas também o trabalho articulado com a Sala de Leitura para uma aprendizagem de excelência.
Ressaltamos que foi realizada a divulgação das ferramentas virtuais do Núcleo Pedagógico e posteriormente teve início a reflexão sobre o uso dos recursos tecnológicos no quotidiano escolar, tendo como objeto concreto uma Sequência Didática apresentada no REDEFOR.
Tivemos como prioridade o enfoque na Avaliação da Aprendizagem em Processo, no 6º Ano, 7º Ano e 8º Ano, por meio da apresentação da prova objetiva, assim como dos gêneros Conto, Notícia e Narrativa de Aventura, que serviram como sustentação teórica para a discussão das Matrizes de Habilidades, a Grade de Correção e a Planilha dos Resultados.
Finalizando, deixamos claro que pelo material “São Paulo faz Escola”, a importância do desenvolvimento das competências leitora e escritora são essenciais em todas as áreas do conhecimento.

PLANEJAMENTO 2013 – TECNOLOGIA EDUCACIONAL– PCNP MARISA

Durante as orientações, no âmbito do planejamento 2013 foram divulgados aos professores na área de Tecnologia Educacional, cursos promovidos pela SEE em parceria com o MEC, Intel Educar e Microsoft, com o objetivo de fornecer a eles ferramentas essenciais para os auxiliarem na formação e instrumentalização e manuseio de programas para criação de planilhas, confecção de gráficos, produção de textos, criação de blog, mapas conceituais e elaboração de projetos educacionais.
 Após a divulgação foi enviado às escolas da Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra, o cronograma e as respectivas fichas de inscrições, pra os cursos acima divulgados.

PLANEJAMENTO 2013 – FÍSICA/QUÍMICA– PCNP IZABELITA

No âmbito da importância da Física e Química no mundo em que vivemos, o planejamento procurou contemplar a possibilidade de experiências inovadoras na aplicação de conceitos e práticas de laboratório.
A acolhida e sensibilização ocorreram através da leitura e reflexão do texto “História de um mágico e sua cartola” de autoria do Prof. João Luiz Piloto.
Com a proposta de discutir a necessidade de centrar o processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento de competências e habilidades e não simplesmente nos conteúdos conceituais.
Foi apresentado como subsídio no processo ensino/aprendizagem, o vídeo “sustentabilidade” para aplicação em sala de aula.
Para maior concreticidade de alguns conceitos foi desenvolvida uma “Oficina de Brinquedos Científicos”, a partir de materiais reciclados, de baixo custo, podendo ser confeccionados e reproduzidos nas escolas. A oficina cumpriu o seu papel, por meio de atividades lúdicas quanto ao entendimento de fenômenos físicos do cotidiano.
Houve também a divulgação de projetos como: Universitário por um dia (USP_IFSC), orientações sobre a PRODESC, e do Facebook do Núcleo Pedagógico e o papel do P.A. na sala de aula.
No final foi passado um vídeo motivacional da direção de maior valorização dos professores.

PLANEJAMENTO 2013 – ALFABETIZAÇÃO  –  LÍNGUA PORTUGUESA - PCNP ADALGISA

No início dos trabalhos houve leitura compartilhada com gibis (Turma da Mônica) e depoimento da professora Solange de São Joaquim da Barra.
As orientações giraram em torno dos seguintes itens: Avaliação Diagnóstica, trabalhos com diferentes gêneros (fábulas, informativos, lendas), reescritas livres, ortografia, pontuação, atividades no computador (De olho na tela), através de PPT, vídeos e materiais dos alunos 2013.
Os trabalhos foram satisfatórios, indo de encontro com a realidade dos professores. Esses por sua vez confirmaram que as dificuldades dos alunos representam não um entrave, mas um ponto de reflexão na construção de competências e habilidades.

PLANEJAMENTO 2013 – ALFABETIZAÇÃO  –  MATEMÁTICA- PCNP VIVIANE

O início dos trabalhos aconteceu a partir do texto “A pedra” de Antônio Pereira para sensibilização dos professores.
O desenvolvimento dos trabalhos esteve focado nos seguintes itens:
 Divulgação da V.C. “Retomando as concepções do Projeto E.M.A.I.”;
 O uso da calculadora e Brincando de mágica com a Matemática;
 Vídeo “A matemática das abelhas”;
 Análise e socialização das “Trajetórias hipotéticas de Aprendizagem do 2º, 3º, 4º e 5º Anos.
Os encaminhamentos metodológicos e recursos utilizados, PPT, vídeos, calculadora, régua, cartelas sobrepostas, jornais e medidas não padronizadas (palmo por ex.), cumpriram o seu papel na proposta de construção de conhecimentos significativos, competências e habilidades.