terça-feira, 26 de novembro de 2013

5º ENCONTRO DA SALA DE LEITURA - OUTUBRO - E.E. NEUSA OKANO MIZUNO


 OBJETIVOS
O encontro de formação visa contemplar o evento apresentado pelos alunos protagonistas, aprofundar os estudos do Roteiro do Professor e dos Guias do Leitor Antenado e Protagonista 100% Leitor, priorizando a inserção dos alunos no SuperAção Jovem; organizar os eventos que encerrarão o ano letivo, reforçar a participação na plataforma até novembro, realizar o levantamento de aspectos facilitadores/dificultadores na aprendizagem dos alunos.
 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
-Declamação de poemas pelos alunos protagonistas e apresentação de uma música por uma aluna e seu pai (parceiro da escola);
 -Entrega das lembranças confeccionadas pelos parceiros da Sala de Leitura;
-Orientação de postagem de fotos e uso de imagens, priorizando ações de cunho pedagógico;
-Realização de uma reflexão sobre a 1ª Sistematização das ações de acompanhamento da parceria Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura, foi distribuída uma cópia para cada professor, para que os mesmos repensem em suas práticas e criem estratégias para um aprendizado efetivo;
-Reforçamos a importância da participação de todos na plataforma (os comentários postados para os PCNP's e Supervisores foram lidos, a fim de que todos os professores percebem a seriedade do Programa Sala de Leitura e as possibilidades de divulgação das habilidades do alunado);
-Estudo do Roteiro do Professor (9 atitudes);
-Formação colaborativa entre PCNP, Supervisor e professores;
-Autoavaliação na execução das atividades do SuperAção Jovem e projetos descentralizados;
-Avaliação do acompanhamento pedagógico.
RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados foram satisfatórios, pois os professores do Módulo Básico e Avançado compartilharam as experiências da plataforma e a execução das atividades, para que seus alunos tenham possibilidade de participar do Circuito Ayrton Senna de Juventude de 2013. Vale ressaltar que foi possível promover a autoavaliação como um norte nas ações da Sala de Leitura.
Finalizando, nos encontros de formação temos percebido aprimoramento nas práticas pedagógicas e promoção efetiva da leitura.