sexta-feira, 7 de junho de 2013

13, 14 e15 de Maio - M.G.M.E - Matemática




Melhor Gestão, Melhor Ensino

Curso 2- Formação de Professores de Matemática

Os encontros presenciais da DE- Região de São Joaquim da Barra foram realizados nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2013 na FACIG com os professores de matemática dos anos finais. Contamos com a presença da Dirigente Regional de Ensino, Profª Reni Selma Gomes Mazarão para a realização da abertura do curso ressaltando a importância do Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, da formação continuada com encontros presenciais e do trabalho do professor em sala de aula.

 

PAUTA

13/05/2013


1.    Introdução aos trabalhos- Apresentação dos Cursistas.

2.    Abertura- Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Herman Jacobus Cornelis Voorwald- Secretário da Educação.
3.    Apresentação do Material- Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.
4.    Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo
Autora: Maria Elizabeth B. de Almeida.
5.    A aula essencial
      Autor: Fernando José de Almeida.
6.    Leitura do texto do livro: “Aritmética Da Emília” - Monteiro Lobato.
7.    Blocos Temáticos, Competências e Habilidades.
8.    Oficina1: Classificação de Questões
9.    Socialização dos Grupos.
 
Apresentação do vídeo do material que está disponível nas escolas.
  

 
Orientações sobre blocos temáticos, competências e habilidades.
 
 
Análise de questões envolvendo os blocos temáticos, conteúdos, séries
competências e habilidades.
 
Leitura e discussão do texto do livro: “Aritmética da Emília”  Monteiro Lobato
 

 

Oficina1: Classificação de Questões.

 



PCNP Daniela orientando os grupos quanto à realização da oficina 1- Classificação de Questões.
 
 
Socialização da oficina 1- Classificação de Questões pelos representantes dos grupos
 
 
Intervenções realizadas pela PCNP durante a socialização da oficina.
 

14/05/2013

1.    Currículo: grade ou abertura?

Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves.

2.    Progressão Continuada: avaliar para quê?

Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves.

3.    Avaliação: e eu com isso?

Autora: Gisele Aparecida Leal.

4.    Leitura do texto: “O Zero” - Darcy Ribeiro.

5.    Oficina 2: Traçando o Percurso.

6.    Socialização dos Grupos.

Abertura do 2º dia do curso com a leitura de pensamentos sobre leitura e escrita.
 
 
Orientações quanto ao Currículo, Matriz de Referência do SARESP e
ao desenvolvimento da oficina 2- Traçando o Percurso.
 
PCNP Daniela orientando os grupos quanto à realização
a oficina 2 -Traçando o Percurso.
 
 

PCNP Daniela orientando os grupos quanto à realização oficina 2-Traçando o Percurso.
 
 


 

Socialização das oficinas pelos representantes dos grupos e,

 quando necessário, são realizadas intervenções pela PCNP.
 


15/05/2013
1.    Uma conversa sobre Matemática...
Autor: Roberto Pericles Moisés.
Equipe Curricular de Matemática
2.     Narrativas no ensino de Matemática.
Autora: Márcia de Oliveira Cruz.
3.    Leitura do texto “O diabo dos números” - Hans Magnus Enzensberger.
4.    Oficina 3: Plano de Aula.
5.    Socialização dos Grupos.
6.    Orientações para o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem- PCNP de Tecnologia- Marisa
7.    Avaliação.



A supervisora, Maria Joana, representando a dirigente regional de ensino esteve presente no terceiro dia dos encontros para acolher a representante da EFAP, Suely e desejar um bom dia de trabalho à todos.


Suely esteve presente no terceiro dia dos encontros presenciais para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no Curso de Matemática na DE-Região de São Joaquim da Barra.
 
 
A PCNP Daniela apresentando PPT e discutindo com os professores sobre a importância de um novo olhar para a Matemática.
Oficina 3: Plano de Aula.
 
Socialização da oficina 3 pelos representantes dos grupos e, quando necessário, com intervenções da PCNP.
 
                                        
 
 Considerações Finais sobre a realização dos encontros presenciais.
 
 
Orientações para o AVA realizado pela PCNP de Tecnologia- Marisa.
 
Encerramento... Perspectivas de continuidade, visando cada vez mais, fazer da Matemática e da Tecnologia, ferramentas para um processo de ensino-aprendizagem inovador, criativo, voltado para a plena realização do ser humano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 



 

Um comentário: