Melhor Gestão, Melhor Ensino
Curso 2- Formação de Professores de Matemática
Os encontros presenciais da DE- Região de São Joaquim da
Barra foram realizados nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2013 na FACIG com os
professores de matemática dos anos finais. Contamos com a presença da Dirigente
Regional de Ensino, Profª Reni Selma Gomes Mazarão para a realização da abertura
do curso ressaltando a importância do Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, da
formação continuada com encontros presenciais e do trabalho do professor em
sala de aula.
PAUTA
13/05/2013
1. Introdução
aos trabalhos- Apresentação dos Cursistas.
2. Abertura-
Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Herman Jacobus Cornelis Voorwald- Secretário
da Educação.
3. Apresentação
do Material- Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.
4. Educação
no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo
Autora: Maria Elizabeth B. de Almeida.
5. A
aula essencial
Autor: Fernando José de Almeida.
6. Leitura
do texto do livro: “Aritmética Da Emília” - Monteiro Lobato.
7. Blocos
Temáticos, Competências e Habilidades.
8.
Oficina1: Classificação de Questões
9.
Socialização dos Grupos.
Apresentação do vídeo do material que está disponível nas escolas.
Orientações
sobre blocos temáticos, competências e habilidades.
Leitura
e discussão do texto do livro: “Aritmética da Emília” Monteiro Lobato
Oficina1:
Classificação de Questões.
PCNP
Daniela orientando os grupos quanto à realização da oficina 1- Classificação
de Questões.
Socialização
da oficina 1- Classificação de Questões pelos representantes dos grupos
Intervenções
realizadas pela PCNP durante a socialização da oficina.
14/05/2013
1. Currículo: grade ou abertura?
Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves.
2. Progressão Continuada: avaliar para quê?
Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves.
3. Avaliação: e eu com isso?
Autora: Gisele Aparecida Leal.
4. Leitura do texto: “O Zero” - Darcy Ribeiro.
5. Oficina 2: Traçando o Percurso.
6. Socialização dos Grupos.
Abertura do 2º dia do curso com a
leitura de pensamentos sobre leitura e escrita.
Orientações quanto ao
Currículo, Matriz de Referência do SARESP e
ao desenvolvimento da
oficina 2- Traçando o Percurso.
PCNP
Daniela orientando os grupos quanto à realização
a
oficina 2 -Traçando o Percurso.
PCNP Daniela orientando os
grupos quanto à realização oficina
2-Traçando o Percurso.
Socialização
das oficinas pelos representantes dos grupos e,
quando necessário, são realizadas intervenções pela PCNP.
15/05/2013
1. Uma
conversa sobre Matemática...
Autor: Roberto Pericles Moisés.
Equipe Curricular de Matemática
2. Narrativas no ensino de Matemática.
Autora: Márcia de Oliveira Cruz.
3. Leitura
do texto “O diabo dos números” - Hans Magnus Enzensberger.
4. Oficina
3: Plano de Aula.
5. Socialização
dos Grupos.
6. Orientações
para o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem- PCNP de Tecnologia- Marisa
7. Avaliação.
A
supervisora, Maria Joana, representando a dirigente regional de ensino esteve
presente no terceiro dia dos encontros para acolher a representante da EFAP,
Suely e desejar um bom dia de trabalho à todos.
Suely
esteve presente no terceiro dia dos encontros presenciais para acompanhar os
trabalhos desenvolvidos no Curso de Matemática na DE-Região de São Joaquim da
Barra.
A
PCNP Daniela apresentando PPT e discutindo com os professores sobre a
importância de um novo olhar para a Matemática.
Oficina
3: Plano de Aula.
Socialização da oficina 3 pelos representantes dos
grupos e, quando necessário, com intervenções da PCNP.
Orientações
para o AVA realizado pela PCNP
de Tecnologia- Marisa.
Encerramento...
Perspectivas de continuidade, visando cada vez mais, fazer da Matemática e da
Tecnologia, ferramentas para um processo de ensino-aprendizagem inovador,
criativo, voltado para a plena realização do ser humano.
Capacitação de qualidade para os professores da rede pública.
ResponderExcluir