GRANDE AÇÃO COLETIVA MARCA OS TRABALHOS DA D. E. DE SÃO JOAQUIM DA BARRA
NA VOLTA ÀS AULAS DO SEGUNDO SEMESTRE.
Todos
os professores da Rede Estadual de Ensino de São Joaquim da Barra estiveram
reunidos com os PCNP’s de todas as áreas para reorganizarem os seus projetos de
aulas para maior eficácia na construção de competências e habilidades junto aos
alunos.
Os
trabalhos foram dirigidos pela Profa Ivone da Silva Araújo- Diretora do Núcleo
Pedagógico, em parceria com os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico
da D.E. de São Joaquim da Barra, na direção de promover amplas reflexões sobre
a prática docente e melhorias na qualidade de ensino e aprendizagem.
LÍNGUA
PORTUGUESA
As
atividades desenvolvidas no replanejamento pelas professoras Cidinha e Orjana,
envolvendo todos os professores, foram as seguintes:
- Oficinas- Caminhos para a
reescrita, abrangendo os seguintes gêneros: memórias literárias, poemas,
crônicas, artigos de opinião... Tais oficinas permitiram que todos repensassem
as suas práticas, visando implementar o processo de ensino e aprendizagem,
pelas vias do desenvolvimento de competências e habilidades na leitura e
escrita.
Além das oficinas, foram
feitas orientações específicas sobre:
-AAP- Avaliação da Aprendizagem em Processo e
acompanhamento pedagógico das produções textuais nos moldes da oficina “Caminhos
para a Reescrita”.
- O envolvimento do PA no contexto da reescrita textual
no âmbito da AAP.
-O concurso “Jovem Senador”- entrega do cronograma e
orientações.
-A escolha dos livros didáticos
- Viagens Literárias- entrega do projeto Vidas Secas.
- Divulgação da Vídeo Conferência- “Memórias de um Sargento
de Milícias”.
-Projetos realizados pela Sala de Leitura em parceria com
o corpo docente.
MATEMÁTICA
A profa Daniela direcionou os seus
trabalhos do replanejamento através das seguintes atividades:
-Sensibilização
através do vídeo- O Menestrel de W. Shaskespeare.
- Orientações
para o seminário descentralizado
-Divulgação
do curso 3 – Melhor Gestão/ Melhor Ensino.
-Avaliação da
aprendizagem. em processo
-Análise das
questões e dos materiais da AAP, visando
subsidiar os professores no processo de recuperação.
-Elaboração e
socialização de uma aula de recuperação da habilidade avaliada.
-Divulgação
de recursos tecnológicos.
- Avaliação
diagnóstica SAEB
-Sugestão de
planilha da AAP –
-O PA e a
organização dos registros.
-Apresentação
de práticas bem sucedidas em Sales de aula.
Nessa direção os professores retomaram
os seus trabalhos no sentido de criar mais oportunidades para uma aprendizagem
repleta de significados.
ARTE
O foco das atividades foi o
Renascimento. A construção de uma narrativa, através da Memória onde a
interação foi fundamental num processo de criação visual, permitiu grandes
avanços.
A criação de uma lógica particular
para se relacionar com a realidade numa experiência criativa para descobrir e
dar sentido ao mundo foi ponto relevante para a reflexão de todos.
GEOGRAFIA
O professor João Luiz Piloto- PCNP de
Geografia propôs trabalhos diferenciados por meio de novas linguagens como: a
música, o cinema, para a efetiva construção do conhecimento com mais
criatividade e significados. As letras das músicas, os vídeos e filmes
abordados, foram permitindo o levantamento de possibilidades para um trabalho
voltado para a construção de conceitos e conteúdos em sintonia com o material
do programa SP Faz Escola.
Os professores receberam material de
apoio com referências de músicas e filmes como suporte pedagógico para o
desenvolvimento de atividades para a efetivação da aprendizagem, no âmbito de
linguagens diferenciadas e criativas.
HISTÓRIA
Durante o dia de replanejamento, a
PCNP de História Vera Lúcia Belizário, teve como objetivo propor aos
professores uma revisão da Lei 10639/2003, que propõe o estudo da História e
Cultura Afro-Brasileira, no currículo Oficial da Rede Ensino.
Para que fosse possível uma maior
sensibilização em relação à questão, os professores foram convidados a ouvir
uma pequena história – Menina bonita do Laço de Fita – de Ruth Rocha,
complementando com a música de Sandra Peres, Paulo Tatit e Zé Tatit (Palavra
Cantada), África, cuja letra remete aos diversos lugares e povos afros. Uma possibilidade tanto com alunos do ensino
Fundamental, quanto do Médio.
Na sequencia foi possível explorar a
Lei 10639/03 e o Parecer que a regulamenta, CNE/CP de 10/03/2004. Para
complementar esta atividade, os professores assistiram parte do filme “Quanto
Vale ou é Por Quilo”, tendo como objetivo perceber as mudanças e permanências
em relação às desigualdades sociais e preconceitos existentes no Brasil.
Concluímos as atividades do dia,
realizando um estudo sobre avaliação.
Para que isto fosse possível, os recursos utilizados foram os próprios
trabalhos realizados durante o planejamento de março/2013, pelos professores,
para que tivessem oportunidades de olhar novamente para o que foi feito, como
fizeram e as possibilidades de se refazer.
Esta pode ser uma forma de também olhar para o que os alunos fazem e
como poderão melhor o desempenho em linguagem oral e escrita.
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
O replanejamento deu enfoque ás
praticas de ensino desenvolvido pelos professores. As estratégias utilizadas
permitiram repensar a utilização de recursos audiovisuais a fim de trabalhar
com o aluno os seguintes temas:
- Humilhação
e velhice
-Racismo
-Diferenças e
semelhanças entre homens e mulheres.
Tais temas,
específicos do Caderno do Aluno de Filosofia, 2ª série, volume3, também são
tratados em outros momentos nos Cadernos de Filosofia e Sociologia.
INGLÊS
Replanejamento “music and games”
A
utilização da música como linguagem para a aprendizagem proporciona motivação e
prazer no desenvolvimento de competências e habilidades, criando conexão direta
com o mundo real.
Nessa direção o ensino de Inglês apresenta grandes
possibilidades para:
-apresentar e ou praticar estruturas linguísticas
-apresentar e, ou praticar vocabulário.
-apresentar e ou praticar funções
-ilustrar um tema
-apresentar a cultura de um país
-memorização e desenvolvimento de habilidades como: ouvir,
falar, ler, e escrever.
Os games como elementos facilitadores para a
aprendizagem:
-incentivam a interação e a comunicação
-criam um contexto significativo para o uso do idioma
-são motivadores e desafiadores
-rompem com a rotina da sala de aula
Com
esses elementos os professores puderam repensar suas práticas na perspectiva de
um ensino motivador e dinâmico para formar alunos críticos e cidadãos
mundialmente conscientes.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
O
professor Danilo- PCNP de Educação Física, inicialmente fez abordagens sobre os
jogos escolares do Estado de São Paulo- Fase Final da Etapa 1 que acontecerá em
Jales.
Na
sequência os professores assistiram a vídeo conferência “Currículo de Educação Física
no Ensino Fundamental”.
Por
último o grupo de professores fez análise da matriz curricular de Educação
Física e do livro “Dança Escolar- um novo ritmo para a Educação Física”.
EDUCAÇÃO
ESPECIAL
A professora Cláudia- PCNP de Educação Especial preocupada
em desenvolver elementos para subsidiar atividades criativas e cada vez mais
adequadas para alunos com deficiência, direcionou a orientação para:
- o desenvolvimento de
competências em comunicação oral, leitura e escrita.
-a construção de conhecimentos
e habilidades para resolver problemas, raciocinar, calcular...
-o desenvolvimento de
atividades específicas para o aluno com deficiência intelectual, sem
desconsiderar o contexto da sala regular onde ele está inserido.
Filmes, vídeos, contação de
histórias, jogos, foram algumas das atividades que movimentaram o grupo de
professores nas perspectivas de reorganizarem os seus trabalhos para a
sequência do processo de ensino e aprendizagem.
Matemática dos Anos Iniciais: Viviane
Medeiros Galvão
No
dia 31 de julho ocorreu o replanejamento na Diretoria de Ensino e a PCNP de
Matemática dos Anos Iniciais, trabalhou os seguintes conteúdos:
-
Cálculo Mental e Cálculo Escrito para a realização das Operações Fundamentais,
cujo objetivo é refletir sobre situações que envolvem o cálculo mental e o
cálculo escrito, como por exemplo: O cálculo realizado pela aplicação de um
algoritmo e o cálculo mental difere por que o primeiro é escrito e o segundo
não tem o apoio no uso de lápis e papel ou ainda, refletir sobre outro
questionamento: que conhecimentos podem ser explorados ao realizar um cálculo
escrito e um cálculo mental?
-
Vídeo de uma situação de aprendizagem com crianças do 2º e 3º ano, para
observar os comentários feitos por elas e, a partir destes, registrar os
procedimentos utilizados; perceber que o cálculo mental é um importante suporte
para o cálculo escrito, da mesma forma que o cálculo escrito, da mesma forma
que o cálculo escrito contribui para explicitar e
registrar os procedimentos de cálculo mental de forma rotineira por meio de
atividades planejadas e que tenham sentido para as crianças, as mesmas devem
ser desafiadoras, mas à altura das possibilidades das crianças.
- A
pauta também contemplou atividades do Projeto EMAI das Unidades 3 e 4, com a
intencionalidade de contextualizá-las durante a realização de oficina.
LÍNGUA
PORTUGUESA ANOS INICIAIS: ADALGISA
Os conteúdos desenvolvidos
para as séries iniciais foram:
-Sistema de Escrita e
tematização da prática permitiriam a observação de cenas da sala de aula para
amplas reflexões sobre o processo de alfabetização;
-As atividades – Leitura em
voz alta, planejamento e registro de atividades como receitas e escolha de
livros para a roda de biblioteca, tematização a partir de uma situação didática
documentada (vídeo e escrita), foram desenvolvidas no sentido de aprimorar a
prática docente.
-Para os 4º e 5º Anos os
conteúdos foram os seguintes: critérios para se pensar nas técnicas de escrita
e leitura, diferença entre textos literários e outros textos, modalidades e finalidades da leitura, videoprodução de
texto: Ler e Escrever/Ensinar a produzir.
As
atividades permitiram grandes reflexões, principalmente em relação à análise
das produções textuais doa alunos e análise das expectativas de aprendizagem em
relação à essas produções.
Ciências e Biologia – Liliane
Os trabalhos conduzidos pela professora Liliane, PCNP de Biologia e
Ciências, começaram a partir de um vídeo motivacional parasensibilização dos
professores participantes.
Houve a retomada dos assuntos propostos do 1º semestre para verificação
de aplicação pelos professores sobre a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio
Ambiente e Prevenção com apresentação de boas experiências de alguns
professores, além de orientações sobre o curso “Melhor Gestão, Melhor
Ensino-Ciências”.
De acordo com as atividades propostas nos cadernos do professor
(Ciências e Biologia) foi retomada a questão da utilização de instrumentos,
como lupa e microscópio para aguçar a curiosidade dos alunos, estimulando-os
para uma aprendizagem significativa.
Em outro momento as discussões e debates sobre Genética foi abordada com
trabalhos em grupo utilizando o Kit Educacional: composição, estrutura e
duplicação do DNA. Houve intervenções e esclarecimentos sobre termos usados em
genética e resolução de exercícios com árvores genealógicas-atividade presente
no caderno Volume 2 de Biologia, 2ª série.
A conclusão da atividade finalizou a pauta proposta para o dia.
Química
e Física - Izabelita
Após
dar as boas vindas aos professores, a professora Izabelita (PCNP de
Química/Física) começou os seus trabalhos com o vídeo “A escola ideal (o papel
do professor)” de Rubem Alves. Na sequencia, houve estudos e debates sobre
competências e habilidades.
Na
sequencia, a discussão girou em torno da importância da aprendizagem
significativa pelo envolvimento dos alunos no processo de ensino e
aprendizagem, através de debates, aulas dialogadas, leitura e interpretação de
textos diversos.
Houve também, em determinado momento, a comparação das abordagens nos
livros didáticos e nos cadernos do programa “SP Faz Escola” e aprofundamentos
sobre as situações de aprendizagens do Caderno 3 do 3ºano.
Numa
proposta para a aula prática, foi trabalhado com os professores um roteiro para
montagem do “Modelo de isopor para moléculas orgânicas”, finalizando assim os
trabalhos.
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